Pesquisar este blog

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Maratona SP 2011


Antes da maratona que aproximadamente 16000 inscritos para prova de rua farão ocorre uma outra "maratona" de profissionais de comunicação, vídeo e sonorização, além claro de fotojornalistas, entusiastas hobbistas e blogueiros como este que vos escreve.


Para que as imagens do evento ao vivo cheguem na casa dos telespectadores, um grande esquema que envolve pessoas, equipamentos e veículos é preparada para cumprir o mesmo trajeto ilustrando para aquele que aprecia as jornadas esportivas transmitidas  pela emissora do grupo Roberto Marinho dentro da sua grade esportiva.



E após um tiro de canhão, do qual nada registre , os atletas passam a buscar a melhor colocação para cumprir seu objetivo dentro da prova em que se inscreveram; houve percurso de 10 km, 25 km e a maratona compreendida pela distância de 42.195m, distância tida como a oficial.


Feita para atletas da qualidade de vida, é também uma oportunidade para que atletas de alto rendimento ganhem projeção pelo fato de a Maratona SP2011 ser um evento integrante do calendário mundial e também do calendário de eventos da cidade de São Paulo.


Para quem olha de fora é uma festa muito bonita com sorrisos soltos pelo inicio da prova e pela adrenalina percorrendo os caminhos do sangue no corpo dos competidores, que ao final terá outra conotação, a de meta vencida, ou como alguns defendem romper limites pessoais.


Ao observar o mar de pessoas subindo pela ponte Estaiada se tem ideia da quantidade de atletas das diferentes idades, condicionamento e propósitos que se lançam no árduo objetivo por eles traçado ao se inscreverem na prova.


Aqui um parentes para a celebração do culto ao esporte para uma observação: - neste ponto da prova, já na Av. Juscelino Kubistschek , um ponto de discordância ao evento que faz parte do calendário internacional com atletas consagrados de diversos países; vários motoristas desavisados e desatentos reclamando das interdições feitas, necessárias para que a prova ocorresse de forma ordenada e fluente.Não vou defender lado algum nesta questão, apenas pontuar o que me ocorreu durante o tempo em que estive naquele ponto fotografando e observando alguns motoristas reclamando e até "maldizendo" a maratona.
1º ponto, como cidadão que se considera "antenado" achei pífia a divulgação feita pelos organizadores e pelo poder público que mal( põe mal nisto) informou sobre as interdições necessária à realização da prova.Não estou isentando a população de procurar se informar sobre o que se passa na cidade, o que diga-se de passagem não é pouco, tanto em questão cultural, esportiva e social. Num rápido papo com o oficial Siqueira, da CET , que fazia a orientação dos motoristas no local, percebemos que em ambas as partes houve falha; tanto da população ao não se interar do calendário da cidade quanto da SPTURIS
que deve divulgar de uma forma melhor os eventos que interferirão no cotidiano da cidade, mesmo que por poucas horas.


Um outro parênteses devo fazer aqui para relatar um fato que deve se tornar corriqueiro nesta "profissão" de blogueiro assumida por mim durante as coberturas que por ventura eu faça em eventos desta magnitude.
Como assíduo ouvinte de rádio, num momento em que tentava credenciamento(fora de hora) para a linha de chegada ouvi uma voz familiar e ao perguntar ao dono da voz familiar me deparei com um profissional do radiojornalismo que anda nos rádios de São Paulo em coberturas realizadas pela CBN, Leandro Mota, que gentilmente posou para este registro.




Aproveitando a parada e com tempo para a chegada dos atletas da maratona resolvi observar os bastidores da prova e encontrei alguns profissionais que dedicam seu tempo para devolver aos mais desgastados pelo esforço as condições parecidas de antes do início das provas.Empresas como TAKTOS e SOTTOPIEDE estavam presentes prestando assistência de qualidade para atletas de diversas performances



Voltando à prova aqui um breve relato fotográfico dos vencedores da prova feminina e masculina da
Maratona SP 2011


Samira Raif (Marrocos) bateu o recorde da prova com o tempo de 2h36m01s



2 Rumokol Elizabeth Chepkanan (Quênia)


3 Nancy Jepkosgei Kipron (Quênia)




4 Sueli Pereira da Silva (Brasil)


Vencedor da prova masculina com o tempo de 2h11m53s David Kemboi Kiyeng (Quênia)




2 Haylu Abebe Dagaga (Etiopia)



3 Musenduki Mohamedi Ikoki (Tanzânia)



4 Laelson da Silva Santana (Brasil)


Nenhum comentário:

Postar um comentário