Pesquisar este blog

sábado, 16 de abril de 2011

"Semi"

Semi-deuses eram filhos de deuses com mortais. Eles normalmente se destacavam mais e eram mais fortes que os humanos normais. Às vezes eram admitidos no Olimpo como imortais, fato que ocorreu pouquíssimas vezes. Para saber mais sobre cada um dos semi-deuses clique no nome que estiver sublinhado








A semi-jóia recebe esta denominação por ser fabricada como jóia: ela passa pelo mesmo processo de fundição e acabamento da jóia em ouro maciço. Depois do processo de fundição em uma liga de metal e do acabamento, a semi-jóia recebe uma camada espessa de ouro; por isto ela se parece tanto com uma jóia, e também por esta razão ela precisa receber os mesmos cuidados de uma jóia.





Denominação que o mercado automobilístico dá ao carro presente nas  depêndencias, de lojas e concessionários para serem adquiridos como uma espécie de carro usado com pedigree.
Costumo me perguntar se este estilo "me engana que eu gosto" passa despercebido pela maioria dos consumidores, assim como dos meios de comunicação, que hoje perderam a característica de formadores de opinião para se portarem como meros reprodutores de conteúdo, sem nenhuma responsabilidade sobre os mesmos.
Ao aceitarmos brandamente que um carro com 2 ou 3 anos de uso podem ser chamados de "semi"? novos?


Seriamos nós então seres humanos com apenas metade do corpo?
Poderíamos fotografar de tudo apenas apertando um botão, não necessitando da parte de baixo do nosso corpo, afinal se existem tantos "semis" no nosso cotidiano que chego a nos imaginar assim... principalmente quando ouço ou leio o termo semi-profissional na denominação de um equipamento fotográfico. 
No meu ponto de vista esta linguagem mercadológica nada mais é do que uma clara tentativa de alavancar  a venda de novos equipamentos e ou aqueles mais caros criando um burburinho entre os amantes da fotografia para que rapidamente descartem seu equipamento de entrada, no caso das DSLR, a fim de com o pretenso up grade de qualidade em função da compra de um equipamento mais caro se tornarem melhor capacitados simplesmente por portar tal equipamento mais caro.
Já ouvi , não de um mas de alguns vendedores, que minha Cânon 1000d, aqui por nós denominada de EOs XS, de semi-profissional..  
Além dos vendedores as revistas especializadas, que deveriam como formadoras de opinião educar e não reproduzir, repetidamente em artigos de analise de novos equipamentos usam a denominação acima mencionada.
E muito me admira alguns profissionais também se referirem ao equipamento como se ele(o equipamento) e não ele (o fotógrafo) trabalhasse para o recebimento do referido pagamento relativo às horas de trabalho , fotografando e editando.
Esta não é uma discussão sem fim, ou que deva ter  um ponto final, tão pouco vá mudar os rumos da história recente , mas minha preocupação em tentar  mostrar meu ponto de vista como o correto reside no fato de buscar coerência nas minhas coisas, afinal , Samsung, Panasonic Kodak veiculam em seus anúncios nas diversas mídias e na Internet que vendem equipamentos semi-profissionais... 
Sem querer faltar com o respeito e a ética com o  cidadão que empresta a imagem para ilustrar este artigo , mas ao ler em revistas e sites de fabricantes, além de ouvir da boca de vendedores insistentemente este termo, não vejo outra alternativa senão crer que uma câmera semi-profissional seja na verdade fabricada para que um meio homem a utilize.

3 comentários:

  1. Gostei da comparação!!
    Semi-deuses, semi-jóias e semi-novos todos os semis da nossa vida de fotógrafos profissionais (ou seríamos semiprofissionais, recebendo só a metade do salário?).
    Força amigo, um dia chegamos ao fim desta luta sem tréguas.

    ResponderExcluir
  2. adorei a maneira q vc explicou sobre semi..... gostei mto do seu blog e assim como vc sou uma apaixonada pela arte de fotografar, mas sou ainda iniciante, quase uma semi hhauahuahau e de olho na profissão fotografa =)
    sucesso

    http://danymarx.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Seja muito bem vinda ao mundo dos "escritores" com a luz, espero poder de alguma forma contribuir com informações e alimentar sua paixão pela fotografia
    sucesso pra ti também

    ResponderExcluir