Pesquisar este blog

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

O reverso da moeda

Em meio a tantos ensaios sobre nu feminino uma pausa inusitada se fez no Teatro das Artes, não foi um coffee break, muito menos a parada para o almoço.Tratou-se da referência ao nu masculino com pouco espaço na mídia e talvez por razões que o próprio fotógrafo expôs ao tratar do seu tema dentro da Nu Photo Conference.


André Arthur foi simples mas direto na descrição do seu trabalho e da aura que tem atualmente o nu masculino, uma visão da arte e do belo, remontando ao inicio da própria fotografia comercial no século passado onde por não saber se reconhecer como admirável o homem não imaginava se uma mulher admiraria o nu masculino sendo retratado


André fez referência à maneira como deva ser tratada a arte da fotografia do nu e em especial o nu masculino onde a própria dinâmica do corpo masculino se distancia do feminino já na anatomia e a maneira de mostrar ou esconder formas em nada se assemelha, além da própria percepção feminina e masculina da nudez.


Explorar o nu tanto masculino quanto o feminino sem o caráter erótico é bastante difícil na atualidade, diferente do século passado onde experimentos fotográficos e até científicos foram realizados com corpos nus.

André ressaltou o cuidado que se deva ter ao retratar o nu masculino a fim de não vulgarizar e segregar, como alguns críticos tendem a fazer associando o nu masculino ao homossexualismo; lembrando também que a mulher tem uma sensibilidade diversa da do homem, sem a preferência pelo nu genital e preferindo as nuances da forma do corpo masculino.


Foi uma palestra interessante em muitos aspectos, despertando muitos (as) fotógrafos (as) para a revisão do pensamento sobre a fotografia de nu masculino.


Ao notar o grau de interesse na arte da fotografia de nu tanto masculino quanto feminino, lembramos que o corpo humano é belo e assim sendo merece ser retratado e bem, sem rótulos e sem conceitos pré concebidos por ser natural e por ser o caminho da evolução da espécie.

Nenhum comentário:

Postar um comentário